Histórico

A Serra do Urubu, localizada em Pernambuco, pode ser considerada umas das regiões mais importantes para a conservação de aves na região neotropical.

A situação crítica da região em relação à conservação e sua importância para a biodiversidade no contexto global levaram a SAVE Brasil a adquirir, em 2004, uma propriedade com 360 hectares, denominada Fazenda Pedra D’Anta e, posteriormente, reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A RPPN Pedra D’Anta é contígua a RPPN Frei Caneca, formando um fragmento florestal de aproximadamente 1.000 hectares de Mata Atlântica protegida e preservada.

A Serra do Urubu abriga 14 espécies de aves globalmente ameaçadas, sendo considerada pela SAVE Brasil e BirdLife International uma “Área Importante para a Conservação das Aves e Biodiversidade” (Important Bird and Biodiversity Area – IBA) de ação prioritária. Para preservar este rico patrimônio, a SAVE Brasil atua em quatro frentes principais: proteção e manutenção da reserva, educação e disseminação, políticas públicas e pesquisa e monitoramento de aves.